terça-feira, 13 de julho de 2010

Inicio do Projeto - Justificativa

“Problema do LIXO URBANO no Brasil e a Reciclagem
O Brasil produz cerca de 240 mil t de lixo por dia – número inferior ao dos EUA (607 t/dia), mas bem superior aos países como Alemanha (85 t/dia) e a Suécia (10,4 t/dia). Desse total, a maior parte vai parar nos lixões a céu aberto; apenas uma pequena porcentagem é levada para locais apropriados. Uma cidade como São Paulo gasta, por dia, 1 milhão de reais com a questão do lixo.
São poucas as prefeituras do país que possuem equipes e políticas públicas específicas para o lixo. Quando ele não é tratado. Constitui-se num sério problema sanitário, pois expõe as pessoas a várias doenças (diarréia, amebíase, parasitoses) e contamina o solo, as águas e os lençóis freáticos. Entre as soluções para a questão estão a criação de aterros sanitários em locais adequados, a adoção de programas de coleta seletiva e reciclagem, a realização de campanhas de conscientização da sociedade e uma maior atuação dos poderes públicos.”
(reciclagemlixo.com)
Entender o que é um organismo social é uma questão de extrema importância para a conduta individual e coletiva da humanidade. A escola é um espaço social onde se discute questões relevantes para o desenvolvimento do indivíduo e do coletivo.
Há muito o problema do lixo vem causando estrago ao meio ambiente.Pensar sobre o tema deixou de ser uma questão opcional e passou a ser uma questão necessária e urgente. Então, a escola é, obrigatoriamente, um espaço em que isso deve ser promovido.
Assim, o grupo que representa o Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila resolveu se debruçar sobre a questão e coletivamente pensar sobre os aspectos mais relevantes e necessários para a comunidade.
O projeto “Criar Recriando”, portanto, visa uma integração entre os professores do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos Vila para construção de um conhecimento significativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário